Pular para o conteúdo principal

COMO ESCOLHER O TERRENO E O TIPO DE CASA??



Na postagem anterior falamos sobre alguns pontos que devem ser analisados para se decidir entre comprar e construir. Agora vamos falar sobre um ponto muito importante e para não dizer essencial que é a escolha do terreno, vamos lá?

Antes de escolher o  terreno, é muito importante conhecer os tipos de terreno e ai você pode pensar, tipo de terreno?? Terreno é terreno!!! E posso te dizer, com certeza, que não é bem assim!!!! O tipo de terreno interfere diretamente no tipo de casa e também no tamanho da casa que deseja construir, sem contar que o acerto desse terreno, o que denominamos de terraplanagem poderá ficar bem caro se ele for muito irregular. Infelizmente, nem sempre o terreno que queremos é fácil de encontrar e também no valor que podemos pagar, mas nada de desanimar no final tudo valerá a pena.

Tipos de terreno:



Aclive:


Declive:


Plano: 


Estreito:


De esquina:



 O terreno que compramos era bem aclive (como da foto acima - figura 01), gastamos bastante para acertar e ainda assim não colocamos no nível da rua, pois ia ficar muito mais caro, e o gasto com a fundação também seria bem maior, optamos em fazer platôs, fizemos 02 e a terra retirada ficou para acertar o  terreno. É muito difícil encontrar um terreno plano, e geralmente são bem mais caros do que um terreno declive ou aclive, então na hora de escolher um terreno para comprar é bom analisar tudo, e deixar para a fazer a planta depois que escolher o terreno isso fará com que consiga projetar sua casa aproveitando o máximo do espaço. No próximo post falaremos sobre a planta.


Quanto ao tipo de casa temos: casa térrea, sobrado, triplex e na hora de decidir como fazer a casa dos seus sonhos, é importante levar em consideração as suas necessidades e a funcionalidade dessa casa, coloque num papel o que você espera que tenha na casa, quantos cômodos, se quer piscina e/ou área de lazer, quantos banheiros pretende ter,  o tamanho da cozinha, a quantidade de quartos, se terá ou não um closet, enfim tente detalhar o máximo possível e também planeje o seu orçamento e saiba que dependendo do tamanho da casa que escolher gastará mais ou menos e caso não queira gastar muito você tem que estar ciente de que alguns cômodos terão que ser repensados.

No caso da compra da casa própria, antes de fechar negócio analise toda documentação, isso se houver, se necessário consulte um advogado ou até mesmo seu arquiteto ou engenheiro que são profissionais acostumados a analisar documentos de imóveis para te ajudar, mas em hipótese alguma compre uma casa sem documento, se você tiver o dinheiro todo pense bem se vale a pena, se for financiar não conseguirá comprar, pois para o banco a casa tem que estar com a documentação em dia, impostos pagos, registro no cartório de imóveis, enfim tudo bem certo.

 Hoje vou ficar por aqui...
Até a próxima !!!








Comentários

  1. Olá Ariane!

    Parabéns pelo post,dicas muito importante.

    Toquei o nome do blog,me siga.Bjinhos
    http://casadreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ari... tudo bem? Gostei do post... téc. em edificações, engenharia civil ou arquitetura que está fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido tudo bem??? Nem coisa nem outra...kkkkk estou construindo e tive que aprender muita coisa para conseguir lidar nesse universo da construção, é muita novidade para mim, eu e o Giu estamos no esforçando para conhecer tudo!!! Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  3. Oi Ari!
    Bem isso... cada terreno terá ganhos ou custos maiores na obra!
    O meu terreno é totalmente em declive, ainda bem que não gastei mais nos pilares, mas se fosse aterrar daria 2 casas, rsrs
    Beijos
    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi tudo bem?? Nós gastamos bastante com o nosso na terraplanagem e ainda teremos que gastar mais um pouco....

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas fachadas de casa!!!

Enquanto a obra não começa, vamos sonhar um pouquinho.... 1. Bem clean!!! Adorei o telhado!!! 2. No tom parecido com a primeira, mas para construção em terrenos aclives. 3. Adoro fachada com cor mais forte, dando um contraste!!!   4. Bem projetada, linda!!!  5. Tudo bem clarinho, o detalhe das pedras ficou bem bonito!!!

Contrapiso pronto!!!

Para começar um feliz 2016, para vcs que seja uma ano de muitas realizações e para nós que estamos construindo, que seja um ano de conclusão de nossas casas. Graças a Deus conseguimos um bom pedreiro, que está fazendo tudo bem feito e rápido. No vídeo da ver como está ficando.

Emboço

Olá vizinha como estão??? Estou sumidinha, mas volto para contar algumas novidades na casa. O emboço por dentro está pronto e parte do de fora foi feito, nossa obra ficará duas semanas paradas, pois tivemos que trocar de pedreiro, bom infelizmente,  forma de pagamento que ele queria não dava para nós, ele recebia por semana e nós recebemos por mês, então estava ficando apertado, contratamos outros e acertamos o pagamento (eles começam em novembro) de acordo com o que cabe no nosso bolso. Nessas duas semanas faremos a parte elétrica, terraplanagem para acertar alguns detalhes no terreno. Bom é isso algumas fotos de como obra está agora!!! Beijinhos!!! cozinha escritório cozinha sala de jantar sala de jantar corredor